PI Manifestos no Brasil 2013
Segundo Dalmo Dallari, “A cidadania expressa um conjunto de direitos que dá à pessoa a possibilidade de participar ativamente da vida e do governo de seu povo. Quem não tem cidadania está marginalizado ou excluído da vida social e da tomada de decisões, ficando numa posição de inferioridade dentro do grupo social”. (DALLARI, Direitos Humanos e Cidadania, 1998. p.14).
De acordo com Jaime Pinsky “A cidadania instaura-se a partir dos processos de lutas que culminaram na Independência dos Estados Unidos da América do Norte e na Revolução Francesa. Esses dois eventos romperam o princípio de legitimidade que vigia até então, baseado nos deveres dos súditos, e passaram a estruturá-lo a partir dos direitos do cidadão. Desse momento em diante todos os tipos de luta foram travados para que se ampliasse o conceito e a prática de cidadania e o mundo ocidental o estendesse para mulheres, crianças, minorias nacionais, étnicas, sexuais, etárias. Nesse sentido pode-se afirmar que, na sua acepção mais ampla, cidadania é a expressão concreta do exercício da democracia.” (PRINSKY, Historia da Cidadania, 2003, p.9).
Na sociedade moderna, o ser humano está exigindo os seus direitos cada vez mais. Porem, esta exigência é um dos maiores problemas causadores dos manifestos no país. O Brasil está longe de ofertar condições dignas para o seu povo, fazendo com que a população vá cada vez mais às ruas.
Um dos principais fatores que causam estes manifestos é a falta de compromisso do Governo com a sociedade, deixando os seus sem as condições básicas de sobrevivência, provocando no povo este sentimento de revolta. No Brasil, durante a história deste país, foram vistas grandes manifestações, somente desta forma houve grande mudanças que levaram ao avanço deste país.
Diante das manifestações a mais atual foi a de 2013, esta que será mostrada ao longo deste Projeto Interdisciplinar, não antes também de citar algumas manifestações que ocorreram ao longo da história do Brasil e