Pr projeto
CURSO BACHARELADO EM DIREITO
ALICIANNE MARIA PLACIDO DE MORAES
CIFRA NEGRA: A REALIDADE CRIMINAL EM TERESINA-PI
TERESINA-PI
2015
ALICIANNE MARIA PLACIDO DE MORAES
CIFRA NEGRA: A REALIDADE CRIMINAL EM TERESINA-PI
Projeto de Pesquisa apresentado ao Curso de Graduação em Direito da Faculdade Santo Agostinho como requisito parcial para a obtenção do título de Bacharel em Direito, sob orientação da Profa. Dr.(a) Laura Melo Barros Bona Miranda.
TERESINA-PI
2015
TEMA
Cifra Negra: a realidade criminal em Teresina, no período de 2011a abril de 2013.
PROBLEMA
Os delitos cometidos, nem sempre são devidamente noticiados a autoridade policial, no entanto quando a notícia do crime chega a delegacia para o registro da ocorrência, se resume a apenas a uma folha de papel, pois estão pendentes de investigação e alguns delitos necessitam de representação para que sejam investigados, desse modo, qual o motivo que determina o cidadão a não registrar a ocorrência, ou mesmo quando registrada não prosseguir com a denúncia?
HIPÓTESES
Os crimes nem sempre são investigados, e quando investigados a uma morosidade na solução do crime, desse modo a certa impunidade, que resulta no não registro da ocorrência por parte do cidadão.
A polícia investigativa para o cidadão, não cumpre seu papel, deixando margem para a ocorrência do delito e o registro somente servira de estatística.
A descredibilidade na instituição da polícia, faz com que os cidadãos deixem de registrar a ocorrência de determinados delitos, por acharem que serão irrelevantes e não terão o devido tratamento.
OBJETIVO GERAL
Demonstrar o motivo determinante que enseja o cidadão a não levar ao conhecimento das autoridades públicas os delitos ocorridos, contra sua pessoa, em Teresina-PI.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Observara magnitude da cifra negra segundo o tipo de delito praticado;
Analisar apossibilidade do enquadramento da cifra negra nas classes