Peça por um item
O absolutismo seria a expressão política do mercantilismo.
Para tudo isso acontecer, foi necessário à ajuda dos pensadores dos que idealizaram essa forma de governo. 2) Thomas hobbes
Para Hobbes, o estado absoluto surgiu em função do avanço da sociedade. Que antes era primitivo, sem leis, cada um por si. Mas depois que a razão e a auto conservação entram na sociedade, surgiu a necessidade da união para a criação de um estado forte. Neste estado há uma espécie de contrato ou acordo, onde cada cidadão concederia seus direitos à um soberano.
Para Hobbes, a autoridade do estado tem de ser absoluta para proteger os cidadãos da violência e do caos. O soberano pode governar com autoridade, pois esta foi concedida pelo povo.
Jacques Bossuet (1627-1704) Bossuet defendeu fortemente a teoria do direito divino dos reis. Cuidou da educação do filho do rei francês Luís XIV. Suas obras foram Memórias para educação do Delfim e Política. Para Bossuet a autoridade real é sagrada. O rei age como ministro de Deus na terra, logo uma rebelião contra o rei seria o mesmo que rebelasse contra Deus. Sua influência foi forte na dinastia francesa dos Bourbon.
Jean Bodin ( 1530- 1596) Sua obra foi A República, este defendia a ideia da soberania não partilhada, ou seja, o rei pode governar sem a interferência, ou restrição de alguém, pois ele teria o poder de legislar sem a permissão de