Peça por um item
O Core 2 é uma geração de processadores lançada pela Intel (os primeiros modelos foram lançados oficialmente em 27 de julho de 2006 ). A chegada do Core 2 significou a substituição da marca Pentium como designação dos modelos topo de linha, como vinha sendo feito pela companhia desde 1993 (recentemente, a Intel voltou a usar a marca Pentium, mas para modelos intermediários e de entrada). O Core 2 também é a reunião das linhas de processadores para micros de mesa e portáteis, o que não acontecia desde 2003, quando houve a divisão entre a linhas Pentium 4 e Pentium M. Apesar de ele ser o sucessor do Pentium 4, sua arquitetura foi baseada maioritariamente no Pentium III, com várias melhorias, algumas presentes também no Pentium M.
O lançamento o Core 2 Duo marcou uma inflexão na estratégia tecnológica da Intel. O desenho de seus processadores anteriores, o Pentium 4 e o Pentium D, privilegiava a obtenção das maiores freqüências possíveis, mesmo em detrimento da relação desempenho/clock. Com o Core 2, a Intel preferiu investir na melhoria do barramento, do cache e outras que permitissem um aumento de performance sem um grande aumento da freqüência, do consumo elétrico e do calor dissipado. O Core 2 foi lançado com freqüências bem mais baixas (em média) que a linha anterior, mas ainda assim obteve desempenho melhor3 . O Core 2 Duo tem um TDP (Thermal Design Power) de apenas 65 W4 , o que representa uma significativa redução de consumo de energia em relação ao seu antecessor, o Pentium D, que tinha um TDP de até 130 W5 .
Todos os processadores Core 2 para computadores de mesa usam o Soquete LGA775, o mesmo do Pentium D e das últimas versões do Pentium 4, e são compatíveis pino-a-pino com estes. Isto significa que, apesar da Intel na época do lançamento ter indicado explicitamente os chipsets 975X e os da família 965 Express como os únicos compatíveis com os novos processadores, na verdade eles funcionam perfeitamente com chipsets mais antigos, desde que a