Petroleo 1
17/02/20144 CommentsArtigos
Índice:
1. Samuel Kier
2. Edwin Drake
3. John D. Rockefeller4. Irmãos Nobel5. Thomas Edison e Henry Ford
6. Monteiro Lobato7. O Petróleo é Nosso8. Gamal Nasser9. Walter Link10. Juan Pablo Perez
11. Ernesto Geisel12. Ahmed Zaqi Yamani13. Quebra do Monopólio14. O Campo de Tupi15. Leilão de Libra
Resumo em 2 minutos: História Detalhada:
1. Samuel Kier
Os fins medicinais do petróleo ao longo da história
Samuel Kier
A maioria sabe da importância do petróleo para a nossa história, mas o que muitos nem imaginam é que, além de todos os benefícios e inovações que o petróleo trouxe para a civilização, e antes mesmo de ser utilizado da maneira que conhecemos, ele possuía outras funcionalidades, como, por exemplo, fins medicinais. E também era conhecido por óleo de pedra, óleo mineral e óleo de nafta. E foi a partir daí que o petróleo começou, de fato, a ser comercializado.
Desde a antiguidade, o petróleo surgia de maneira natural em determinadas regiões que atualmente correspondem ao Oriente Médio. Assim, ele era usado por vários povos para colar ladrilhos e pedras e, até mesmo, engraxar couros. Posteriormente, passou a servir para o embalsamento e para lubrificar as rodas das carruagens. Ao petróleo são atribuídas as propriedades laxantes, cicatrizantes e anti-sépticas. Ele também era considerado eficaz no tratamento da surdez e na cura de tosse, bronquite, congestão pulmonar, gota, reumatismo e mau-olhado.
A comercialização do petróleo, nesse sentido, se deu a partir de 1850, antes mesmo da famosa descoberta do Coronel Drake, com Samuel Kier, um boticário de Pittsburg, na Pensilvânia. Quando sua esposa contraiu tuberculose, seu médico prescreveu uma dose diária de “American Oil Medicinal”. Nisso, ele viu na doença da mulher uma boa oportunidade de negócio, conseguindo vender um vidro com meio litro de petróleo por meio dólar. Com isso, um litro de petróleo equivalia a um dólar (valor na época correspondente ao preço de