3 Gera O De Computadores
• Surgem os circuitos integrados
• Diminuição do tamanho
• Maior capacidade de processamento
• Início da utilização dos computadores pessoais
Os transistores foram substituídos pela tecnologia de circuitos integrados (associação de transistores em pequena placa de silício). Além deles, outros componentes eletrônicos foram miniaturizados e montados num único CHIP, que já calculavam em nanossegundos (bilionésimos). Os computadores com o CI (Circuito Integrado) são muito mais confiáveis, bem menores, tornando os equipamentos mais compactos e rápidos, pela proximidade dos circuitos; possuem baixíssimo consumo de energia e menor custo. Nesta geração surge a linguagem de alto nível, orientada para os procedimentos.
CIRCUITOS INTERNOS
Pastilhas de Silício
De 1958 a 1959, Robert Noyce, Jean Hoerni, Jack Kilby e Kurt Lehovec participaramdo projeto de desenvolvimento do primeiro CI - Circuito Integrado.O circuito integrado é um conjunto de transistores e outros componenteseletrônicos miniaturizados e montados numa única pastilha desilício. A tecnologia dos circuitos integrados, que permitiu a substituição dedezenas de transistores numa única peça de silício, viabilizou o surgimentode computadores de menores dimensões, mais rápidos e menos caros.
IBM/360
Marcou uma nova tendênciana construção de computadores com o uso de CI.
O IBM System/360 (S/360) constitui-se numa família de mainframes lançada pela IBM em 7 de abril de 1964. Foi a primeira família de computadores a fazer uma distinção clara entre a arquitetura e a implementação, permitindo que a IBM lançasse um conjunto de projectos compatíveis em várias faixas de preço. Foi comercialmente muito bem-sucedido, permitindo que os consumidores comprassem um sistema menor sabendo que sempre poderiam migrar para um modelo mais avançado em caso de necessidade. O projecto é considerado por muitos como sendo um dos mais bem-sucedidos da história dos computadores,