Tópicos Especiais 1 em Engenharia de Petróleo
Gestão Ambiental nas Empresas
Ao longo do tempo, os níveis de produção e consumo levaram a uma exploração irracional dos recursos naturais, o que tem colocado em xeque a capacidade de suporte do planeta. Diante da constatação da crise socioambiental instalada, passou-se a discutir sobre os meios de mitigar os danos já causados ao meio ambiente e a forma de tornar a produção e o consumo sustentáveis. Neste contexto, encontram-se as organizações que precisam manter seus níveis de competitividade ao mesmo tempo em que necessitam adequar-se as condições impostas pela crise socioambiental. Diante deste quadro, este trabalho tem como objetivo identificar, a partir da literatura, a importância, os benefícios e as dificuldades da gestão ambiental para as empresas.
Portanto, conclui-se que apesar dos obstáculos identificados, os benefícios obtidos a partir da reelaboração dos pressupostos da gestão ambiental pelas organizações levam a ganhos mensuráveis e imensuráveis, podendo ser considerado um diferencial competitivo para as empresas.
Desenvolvimento
Gestão Ambiental nas Empresas Petrolíferas
Quais são os pontos fortes referentes a questão ambiental da empresa e de seus diferentes departamentos funcionais?
Cuidar da segurança das operações e desenvolver ações para o equilíbrio entre as atividades e o bem estar da força de trabalho e das comunidades: isso é responsabilidade ambiental para a Petrobrás. Com o aperfeiçoamento de produtos e processos, treinamentos e patrocínios a projetos de conservação e preservação de ecossistemas, buscando sempre crescer contribuindo com o desenvolvimento sustentável.
Investindo em pesquisa, para o desenvolvimento de processos e produtos que contribuam para racionalizar o consumo de recursos naturais, buscando diversificar o uso das fontes, entre elas as de energia renovável.
E patrocinando uma série de projetos ambientais voltados para mitigar emissões de carbono, proteger ambientes e espécies ameaçadas e