Petição
ACORDO EXTRAJUDICIAL
Aos dias do mês de de 200 , na sede da Defensoria Pública (especificar a unidade) compareceram o(a) Sr. (a) (qualificação), residente e domiciliado(a) na (endereço) , denominado Primeiro Transator, e o Sr.(a) (qualificação), residente e domiciliado(a) na (endereço), denominado Segundo Transator.
Pelas partes presentes, no intuito de prevenir ou terminar litígio entre ambos, foi requerido ao (à) Defensor Público(a) subscrito(a) que fosse lavrado o presente TERMO DE ACORDO, realizado em caráter irrevogável e irretratável, mediante as cláusulas e condições abaixo, o qual, depois de lido e achado conforme pelos transatores, foi por eles assinado em três (dependendo do número de acordantes, além da cópia da Defensoria) vias de igual teor e REFERENDADO PELO(A) DEFENSOR(A) PÚBLICO(A), para que surta seus efeitos na forma do art. 585, inciso II, do Código Processo Civil.
Cláusula Primeira
O Segundo Transator, que é (vínculo de parentesco) do Primeiro Transator concorda, pelo presente, com o pagamento de pensão alimentícia a este (a) no valor de (especificar o valor), servindo tal pagamento como forma de custeio para as necessidades de sustento do Primeiro Transator, que vem passando dificuldades financeiras e diversas privações sem o referido auxílio.
Cláusula Segunda
O valor mencionado deverá ser pago ao Primeiro Transator mediante (depósito em conta ou mediante recibo – no caso de depósito em conta, mencionar banco, agência e número da conta) até o dia do mês seguinte ao vencido.
Cláusula Terceira
O Segundo Transator está ciente de que o presente acordo constitui título executivo