Petição
Ciberespaço
A cultura, o conhecimento, a politica, passam por um processo de apropriaçao a partir da nova dimensao espaço – tempo de comunicaçao e informaçao planetaria que é o ciberespaço. De acordo com William Gibson, o ciberespaço pode ser entendido como um espaço não físico ou territorial composto por um conjunto de redes de computadores através das quais todas as informações circulam.
Ele pode ser entendido como um espaço mágico, caracterizado pela onipresença, pelo tempo real e pelo espaço não físico. Estes elementos são característicos da magia como manipulação do mundo.
O ciberespaço é a encarnação tecnológica do velho sonho de criação de um mundo paralelo, de uma memória coletiva, do imaginário, dos mitos e símbolos que perseguem o homem desde os tempos ancestrais. Nos tempos que não existia memória, a potência do imaginário era veiculada pelas narrações míticas e pelos ritos.
O hermetismo é uma técnica mágica de armazenamento e de tratamento de informações. O pensamento mágico é imerso num mundo de informações, onde o sucesso da busca se realiza na manipulação destas. O conhecimento hermético visa organizar este vasto saber através de uma arte da memória que consiste na criação de espaços imaginários, como uma vasta edificação.
Como um espaço hermético, o ciberespaço é um espaço da mente, imaginário povoado de imagens, figuras, e de ideias.
A manipulação mágica do mundo como a manipulação de dados no ciberespaço situa-se na mesma dinâmica.
As imagens, os totens e os ícones, mais que simples representações, são simulações do mundo: eles funcionam como se fossem a coisa real.
A gnose é mais do que uma transcendência mística, uma busca afinada de informações que, colocadas juntas, trazem à tona conhecimentos revelados a poucos, forma de manipulação prática de informações. É atualizada hoje pela nova forma de esoterismo que emerge com a cibercultura.
Esses tecnopagãos visam restabelecer a tecnologia como parte da