petição
Resumo do Filme “Quem somos Nós”
O filme “Quem somos nós” é um documentário diferente por que, não trás apenas questões filosóficas e científicas da mente apresentada de maneira direta, mas leva o telespectador a pensar acerca das possibilidades da realidade e as conseqüências das novas descobertas científicas para questões existenciais, foca também na vida de uma personagem com suas lembranças vivenciais que vão sendo reveladas aos poucos, traçando um paralelo ou relação com a física quântica, definindo-a como a física das possibilidades, dos acontecimentos potenciais.
Os tópicos apresentados no filme incluem neurologia, mecânica quântica, antropologia, epistemologia, ontologia, metafísica e espiritualidade. O objetivo primeiro do filme é fazer uma junção entre física quântica, espiritualidade e a construção da realidade pelo pensamento. Ele possui como lastro a tese de que o pensamento humano é um fenômeno da natureza quântica. Partindo deste principio, busca unir á física quântica á consciência. O tema por si só é polemico, por isto tem gerado sentimentos, discordâncias e discernimentos distintos sobre o filme e seu conteúdo. Entrando na questão de mérito, pode-se dizer que o filme busca de forma simplificada, através das telas de cinema; prover uma melhor discussão acerca da física quântica e de suas possíveis relações com a realidade.
Dentre os seus pontos defendidos, podemos citar a defesa de que cada um é responsável pelo controle de sua mente e de suas ações. Onde um novo pode ser instaurado o tempo todo, obtendo assim, novos resultados - "Nós criamos a realidade, os efeitos da realidade o tempo todo." (Trecho retirado da legenda do filme).
O filme também explica através de animações o funcionamento do cérebro como órgão controlador de todos os outros sistemas e funções corporais.
Outro fator relevante levantado pelo documentário é a importância do observador.Enquanto um átomo não é observado, ele é um