pessoas
Balanced Scorecard ou simplesmente BSC, surgiu de fato pela primeira vez em 1990 em um estudo intitulada de “Measuring Performance in the Organization of the Future”, da qual o trabalho foi realizado por David Norton, executivo principal da Nolan Norton e por Robert Kaplan, como consultor acadêmico e professor da Harvard Business School. Foi de fato apresentado como um conceito revolucionário, que proporcionaria uma nova forma de gestão, com parâmetros para avaliação e melhoramento do desempenho das empresas.
O termo "scorecard" significa quantificar o desempenho através de indicadores e o "balanced" significa que o sistema proposto leva em conta o balanceamento entre (Magalhães, 2008):
- objetivos de curto prazo e de longo prazo;
- indicadores financeiros e não-financeiros;
- indicadores de ocorrência ou medidas de resultado e indicadores de tendência ou vetores de desempenho; e
- desempenho interno e externo.
Segundo um Dicionário de Significados, Balanced Scorecard é uma ferramenta de planejamento estratégico na qual a organização tem claramente definida as suas metas e estratégias, visando medir o desempenho empresarial através de indicadores quantificáveis e verificáveis.
Segundo Kaplan e Norton (apud SANTOS), Balanced Scorecard é uma técnica que visa à integração e balanceamento de todos os principais indicadores de desempenho existentes em uma empresa, desde os financeiros/ administrativos, objetivos, missão, visão, plano estratégico, relações com clientes, até os relativos, aos processos internos, seja de produção, operação, estabelecendo objetivos da qualidade para funções e níveis relevantes dentro da organização, logo proporciona a direção da organização uma compreensão dos indicadores e das metas de forma a ser estratégica.
Já para Padro (2002, p. 15) esse tipo de balanço visa atender das grandes preocupações de gerentes em acompanhar e assegurar que os objetivos da estratégia da empresa serão executados e