pessoa
Introdução
O trabalho que se segue é um trabalho cujo tema é a canoagem. Neste projeto, realizado por alunos do 11º ano, procurasse apresentar e explicar em que consiste a canoagem, qual é a sua historia, qual é o material necessário à sua realização, quais as suas modalidades e as suas técnicas. Alem disso, com este trabalho procurasse também sensibilizar os alunos à prática deste desporto.
O que é a canoagem?
A canoagem é um desporto náutico praticado com a utilização de embarcações (canoa ou caiaque), sendo modalidade Olímpica desde 1936.
Historia da canoagem
As canoas foram desenvolvidas no decorrer de milhares de anos primeiro pelos povos nativos da América do Norte. A palavra que conhecemos hoje “canoa” deriva da palavra Kenu, que significa dugout, um tipo de canoa feito de tronco de árvore. Por muitos anos foi, e até mesmo hoje é, o meio de transporte mais usado na colonização da América do Norte, Amazonas e Polinésia.
Material e as suas características
O material necessário para a prática desta modalidade é uma pagaia, um colete de salva-vidas e uma canoa ou caiaque.
Existem pagaias simétricas e assimétricas. A pagaia simétrica utiliza-se em competição ou quando há vento, enquanto uma pá está na água a outra está no alto, criando resistência ao movimento, como um freio aerodinâmico. Assim, utilizando-se a pagaia assimétrica diminuímos a influência do vento na pá que está levantada, mas isso obriga o canoísta a girar a haste da pagaia nas mãos quando vai colocar a outra pá na água. Segurando a haste com a mão que você tem mais firmeza, deixe a outra mão frouxa no momento da mudança de lado da remada e gire a haste com a mão que segura firme (igual ao acelerador da motocicleta) de forma que o ângulo da pá seja adequada a entrada na água para o melhor impulso, enquanto que nesse momento, a pá que foi levantada estará a cortar o ar com sua lâmina.
O tamanho ideal da pagaia é equivalente à