trabalho geo
Equipamento com controle de temperatura e umidade, a chocadeira tem a função de incubar ovos. Pode ser feita de vários materiais, de madeira a acrílico, e com motor movido a eletricidade ou a gás. A capacidade de uma chocadeira é indicada para a quantidade de ovos de galinha - se é para 60 ovos, ela tem possibilidade de acomodar 40 ovos de gansa, por exemplo. O investimento não é baixo, mas o aparelho é recomendado para o criador que não pretende esperar a disponibilidade de outra ave em choco para servir de ama para a incubação.
Após o nascimento dos pintinhos em chocadeiras, eles devem ser colocados em outro equipamento com aquecimento, chamado de criadeira. Como nascem molhados, os filhotes devem estar secos antes de serem levados para o aparelho, que também é elétrico ou a gás. Nele deve haver ração inicial para pintos de um dia, pois as aves recém-nascidas não se alimentam nas primeiras 24 horas de vida, período que ainda estão digerindo a gema.
As criadeiras são ainda usadas se o produtor quiser "dobrar o choco" - jargão adotado pelos criadores quando a intenção é liberar a galinha para incubar novos ovos - ou evitar que filhotes chocados por amas sejam agredidos. Há casos em que galinhas que chocam ovos de gansas não aceitam as aves ao nascerem, passando a bicá-las na cabeça, o que pode até matá-las.
AS DIFERENÇAS ENTRE OS OVOS
Nem todos os ovos são iguais. Eles se diferenciam pelo tamanho e cor de acordo com a ave. Ovos de gansa, por exemplo, são grandes e de casca branca. Os da marreca da raça cayuga são médios e apresentam casca dura e bem escura, quase preta. Já os ovos da galinha garnizé são pequenos e tem a casca bege, enquanto os de codorna são bem pequenos e cobertos de pintinhas pretas.
CONSULTORA: MARIA VIRGÍNIA F. DA SILVA, membra da ABC Aves - Associação Brasileira de Criadores de Aves de Raça Pura, Rua Ferrucio Dupré, 68, CEP 04776-180, Interlagos, São Paulo, SP, tel. (11) 5667-3495, www.abcaves.com.br