Trabalho Geo
Departamento de Economia e Gestão
2013/2014
Economia da Energia
Geotermia nos Açores
Ana Cristina Soares
Ana Paula Jorge
Maria João Sousa
Ponta Delgada, XX de Dezembro de 2013
“ Não existe falta de energia.
Não existe crise energética.
Existe uma crise de ignorância.”
Buckminster Fuller
Índice
Índice 3
Introdução 4
Descrição de energia 5
Importância das energias renováveis 13
Energia Geotérmica 14
Geotermia nos Açores 14
Evolução histórica da geotermia nos Açores 15
Vantagens e desvantagens da Geotermia 20
Mecanismo de funcionamento 21
Importância no contexto social 22
O futuro das energias renováveis nos Açores 22
Conclusão 25
Bibliografia 26
Introdução
Descrição de energia
São muitas as definições de energia, o que torna difícil mencionarmos todas ou escolhermos a mais importante, na verdade definir energia é complicado sem ter em consideração de que ponto de vista se esta a fazer essa definição.
Neste sentido e tendo em conta o objetivo do nosso trabalho, vamos concentrar a nossa atenção nesta que nos diz que energia denomina o potencial inato para executar trabalho ou realizar uma ação. Assim temos tudo o que pode ser transformado em calor, o trabalho mecânico através do movimento, a luz graças a uma máquina, como por exemplo uma lâmpada ou ainda, por um organismo vivo, através dos músculos.
Formas de energia
A energia é um recurso indispensável para que possa existir vida no planeta terra. Ela é necessária nos mais diversos campos, nomeadamente para nos deslocarmos, para comunicarmos e para assegurar as nossas necessidades de iluminação e condições térmicas das nossas habitações, etc.
Assim temos que a energia é utilizada nas mais diversas atividades do homem, numa procura diária de melhor qualidade de vida. Mas o seu consumo implica pensar na preservação do