Pesquisa: o comportamento do consumidor nos supermercados
1-) Qual o problema da pesquisa?
Conhecer melhor e de forma ampla as necessidades e as expectativas do consumidor dos supermercados, dando subsídios aos dirigentes deste segmento para elaborar estratégias e planos para um melhor atendimento ao consumidor e para o aumento da produtividade com redução de custos.
2-) Qual o objetivo da pesquisa?
A pesquisa busca dados e estatísticas que possam contribuir com o processo de melhor conhecimento do mercado e a orientação de esforços para atendimento do consumidor, no segmento dos supermercados.
3-) Qual o procedimento utilizado? Como?
- Pesquisas domiciliares realizadas em 1997, com 1400 consumidores, nos estados de São Paulo, Paraná e Minas Gerais, através da avaliação da imagem destes supermercados por parte dos consumidores e sugestões de melhorias dos mesmos. - Quatro discussões em grupos realizadas em setembro de 1997 com consumidores de supermercados na Grande São Paulo, distribuídos entre as classes A, B+, B- e C e agrupados por faixas etárias. - Entrevistas detalhadas feitas com 15 dirigentes de supermercados na Grande São Paulo.
4-) Como você classifica mercadologicamente a pesquisa? Justifique.
É uma pesquisa completa e precisa, de grande valia para os supermercadistas. Com o auxilio deste estudo eles podem elaborar planejamentos e metas buscando satisfazer cada dia mais seus clientes, e com isso alcançar seu maior objetivo que é a obtenção dos lucros.
5-) Apresente os resultados.
Apesar da melhoria constante dos serviços e da qualidade, ainda existem no setor de supermercados muitas oportunidades e necessidades para o desenvolvimento em direção à melhoria da qualidade, eficiência e produtividade, particularmente em seções de produtos perecíveis. Além disso, a pesquisa demonstrou que a qualidade dos serviços ao consumidor é muito importante para uma maior eficácia em marketing e para o aumento da produtividade com