pesquisa e pratica infancia e ludicidade
O presente relatório é resultante da pesquisa realizada para a disciplina de Projeto Político Pedagógico: Educação Infantil, da Unidade Temática de aprendizagem Infância e Ludicidade e que teve o objetivo de investigar ações desenvolvidas na educação infantil para o desenvolvimento integral da criança, ações desenvolvidas na escola relacionadas ás funções de cuidar e educar, brincar e de socialização da linguagem e avaliação, bem como refletir sobre a formação do professor da educação infantil.
Existe uma vasta legislação que assegura o direito ao acesso e permanência de toda a criança em escolas do ensino regular. Com a LDBEN\1996, a educação infantil foi incorporada á educação á educação básica e tivemos, oficialmente, no Brasil, a infância como objeto de educação.
Como procedimento metodológico foi adotado a pesquisa de campo, uma vez que segundo Demo (1997)p.34), a pesquisa inserida no dia a dia das pessoas, como expressão educativa, significa a capacidade de andar de olhos abertos, de ler criticamente a realidade, reconstruírem as condições de participação histórica, informa-se adequadamente e os dados buscaram subsidiar respostas para a problematização propostas para esse estudo.
Com vistas á realização dessa pesquisa foi seguida passos. A primeira etapa constitui-se em definir o campo de pesquisa optou-se em realizar a investigação em uma escola pública, localizada no Bairro Rotary na cidade de Cambará, no estado do PR. Em seguida foram realizadas entrevistas com os professores e com a pedagoga para a realização da pesquisa, e também com profissionais não docentes.
Os itens a serem trabalhados neste relatório é a caracterização da instituição escolar, entrevista com os professores para coleta de dados, e por fim as considerações finais.
Desenvolvimento Tanto ensino como educação faz parte da mesma realidade, mas se referem ás dimensões deferentes. Educação é um campo amplo do conhecimento, em que o ensino está inserido para que