A ludicidade na Educação Infantil
A educação infantil deve ser tratada como uma etapa fundamental na formação do indivíduo, e para isso é preciso que se adote uma prática pedagógica adequada por meio da ludicidade para as crianças dessa etapa.
O trabalho pretende compreender se há relevância na utilização da ludicidade na educação infantil, tendo como objetivo principal compreender a importância de se introduzir a ludicidade na prática pedagógica dos professores da educação infantil, visando uma melhor aprendizagem por parte das crianças dessa etapa, tornando a busca do saber mais atrativa e prazerosa.
Para a elaboração desse estudo serão realizadas buscas através de livros e internet, cuja pesquisa bibliográfica muito contribuirá para a clarificação do tema abordado, tornando compreensível a questão sobre a ludicidade aplicada na prática pedagógica na educação infantil. O levantamento bibliográfico do projeto será realizado em biblioteca e sites da internet onde se buscará um material apropriado para a elaboração do trabalho.
A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NA APRENDIZAGEM
Aprender com alegria e vontade é muito importante. De acordo com Sneyders (1996, p.36) “Educar é ir em direção à alegria” e para isso existem as técnicas lúdicas que proporcionam um aprendizado às crianças prazeroso, alegre e divertido. É importante frisar que a educação lúdica não é um passatempo ou brincadeira vulgar, mas está próxima a uma educação eficiente.
Para se trabalhar com jogos e brincadeiras no contexto educativo, torna-se necessário conhecer os fundamentos e as contribuições que esses elementos trazem para o desenvolvimento e para a aprendizagem das crianças.
A IMPORTÂNCIA DA BRINCADEIRA PARA AS CRIANÇAS
A criança vê a brincadeira como um meio de vida e, de acordo com Santos (1999), esta afirmativa se confirma, pois a história do mundo mostra que as crianças sempre brincaram. A criança brinca porque gosta de brincar e as brincadeiras