Ludicidade na educação infantil
ANA CARLA SIQUEIRA DA SILVA.
LUDICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL (CRIANÇAS ENTRE 4 E 6 ANOS).
BELO HORIZONTE
2012
Identificação: Ana Carla Siqueira da Silva – RU 315000; Pólo Colégio Frederico Ozanan; Tutora Daniela Carneiro; Minas Gerais.
Tema: Ludicidade na Educação Infantil (Crianças entre 4 e 6 anos).
Problema: Qual a importância da ludicidade no processo de ensino-aprendizagem dentro da Educação Infantil (Crianças entre 4 e 6 anos)?
Objetivo Geral: * Reforçar a interação do profissional da educação com o universo da ludicidade no processo ensino-aprendizagem dos educandos da Educação Infantil (Crianças entre 4 e 6 anos).
Objetivos Específicos: * Apontar porque alguns professores se detêm pouco e outros se detêm muito a ludicidade. * Explicar o propósito da ludicidade. * Identificar problemas dentro da ludicidade.
Justificativa: A importância da realização desta pesquisa para a educação está em demonstrar a ludicidade como o personagem principal do sucesso em qualquer tipo de aprendizado na educação. Tem também a importância de se trabalhar o lúdico como recurso pedagógico desde a educação infantil e os anos iniciais do ensino fundamental, para a formação integral do educando. Tendo a diferenciação de jogos, brincadeiras e brinquedos, termos que parecem ser iguais, mas que possuem características próprias. Tendo em vista as classificações dos jogos: educativos, regras, recreativos, tradicionais, brincadeiras de faz de conta e dinâmicas em grupo; realizando a distinção entre eles. Frisa a importância de ser ter local, tempo e materiais adequados para que as práticas sejam feitas com sucesso.
Rau (2009 p. 99) ao citar os RCNEI’S afirma da seguinte forma:
Consta nos RCNEI’s que as crianças precisam de um ambiente que estimule o seu potencial criativo, com ações que priorizem o brincar ou as aprendizagens específicas e ainda que a brincadeira é uma ação que desenvolve a linguagem