pesquisa temas diversos
Profº. Ronaldo Borges Simões
Aulas:
20/08/14
Confira as principais crises mundiais desde a Grande Depressão de 1929 http://www.culturabrasil.pro.br/capitalismoemcrise.htm Veja quais foram as medidas adotadas para o resgate dos mercados - 15/11/2008 | 00h16
Os líderes do G-20, que reúne os países mais ricos e os principais emergentes, se reúnem desde esta sexta-feira em
Washington para redefinir o sistema financeiro mundial, que enfrenta o maior problema desde a Grande Depressão dos anos 1930.
Confira a relação das crises mais agudas sofridas pelos mercados desde então e as medidas adotadas para seu resgate: 1929. "O Crack de 29" — A crise econômica mundial dos anos 1930 foi precipitada pela queda dos preços de produtos agrários no mercado agrícola nos Estados Unidos em 1928. A bolha estourou em 29 de outubro de 1929 quando, após três meses de quedas consecutivas da produção e dos preços, foram vendidas de uma vez só 16 milhões de ações, o que afundou a Bolsa de Nova York.
Depois do desastre de 1929, a legislação básica da bolsa foi alterada. Uma das leis fundamentais foi a "Securities
Exchange Act" de 1934, que criou a Comissão de Valores Mobiliários americana (SEC, em inglês), o organismo encarregado da supervisão e vigilância dos mercados nos EUA.
Entre seus objetivos está divulgar informação ao público sobre os produtos que compram, ordenar as atividades das entidades que intervêm no mercado, fiscalizar para que não cometam abusos e controlar as atividades das bolsas de valores. 1944 — Após a Segunda Guerra Mundial, a comunidade internacional realiza uma conferência monetária e financeira patrocinada pelas Nações Unidas, da qual surgiram os acordos de Bretton Woods, que determinaram as regras para as relações comerciais e financeiras entre os países mais industrializados do mundo.
Também foi decidida a criação do Banco Mundial (BM) e do Fundo Monetário Internacional (FMI), assim como o uso do dólar como