Matemática Financeira
Módulo: 4
Atividade: Individual
Título: Comparação VPL e TIR
Aluno: Anneliese Olbrich Buchi Batista Coelho
Disciplina: Matemática Financeira
Turma: MFPOS_T0373_0414
Pós Adm. 41_ ABC
Introdução
Esse trabalho tem por objetivo abordar o tema investimento, que significa toda ação da qual se espera obter benefícios futuros.
Ao se pensar em investimentos desejamos ter a certeza de qual será a melhor decisão, sendo utilizando o bom senso até os modelos matemáticos.
Sabemos que existem alternativas que se destacam por serem exatos e equivalentes, quando utilizados adequadamente. São eles: Métodos do Valor Presente Líquido, Método do Valor Anual e Método da Taxa Interna de Retorno.
Porém serão apenas abordados os métodos: Valor Presente Líquido (VPL) e Taxa Interna de Retorno (TIR), demonstrando vantagens e desvantagens.
Justificativa O tema investimento tem grande importância para investidores. Onde é preciso analisar se o investimento é ou não viável, sendo mais vantajoso, ou seja, que traga melhor rentabilidade.
Faremos a comparação entre dois métodos que são os mais utilizados: Valor Presente Líquido (VPL) e Taxa Interna de Retorno (TIR).
Desenvolvimento Um projeto de investimento é uma aplicação de fundos escassos que geram rendimento, durante certo período de tempo, de forma a maximizar o lucro da empresa.
Enquanto aplicação de fundos que gera rendimento, o projeto é um negócio para a empresa, a qual se decide pela sua implementação ou não, conforme a avaliação que dele faz relativamente às alternativas de investimento. Todo o processo de desenvolvimento de um projeto de investimento é classificado em diferentes fases onde se desenvolvem atividades necessárias à implementação. Notam-se 3 fases principais: Fase de Concepção, Fase de Implementação e Fase Operacional.
Fase de Concepção
Esta é a fase inicial, a criação da ideia a avançar e a ponderação de todos os critérios