PESQUISA LEGISLA O TRIBUTARIA
TÉCNICO EM LOGÍSTICA
RENAN SILVA DE OLIVEIRA
LEGISLAÇÃO TRIBUTARIA
FERRAZ DE VASCONCELOS
2015
RENAN SILVA DE OLIVEIRA
ANÁLISE TRIBUTARIA ENTRE O BRASIL E PAÍSES DO MERCOSUL
FERRAZ DE VASCONCELOS
2015
Carga tributária no Brasil e nos países do Mercosul
Embora a carga tributária brasileira seja alta para a sociedade como um todo, os impostos voltados exclusivamente para atingir as classes média e alta são até baixos se comparados com outros países, segundo um estudo recente do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
Os pesquisadores calcularam a “brecha fiscal” de diferentes países latino-americanos. Trata-se do excesso ou falta de impostos de uma nação em comparação com outras que tenham características semelhantes.
O Brasil tem a maior carga tributária da América Latina, uma vez que a arrecadação de impostos por aqui corresponde a 34% do PIB (produto interno bruto), segundo o BID, conforme o gráfico abaixo.
Dessa forma, calcula o BID, o Brasil tem uma carga tributária mais de cinco pontos percentuais superior à dos seus pares, ou seja, à de países com características semelhantes em termos de PIB per capita, de proporção da população com menos de 15 anos e mais de 65, entre outros indicadores.
Já quando se considera apenas os impostos sobre a renda, que são pensados para atingir mais as classes média e alta, e menos (ou nada) os pobres, nossos tributos são cerca de um ponto percentual inferior aos de países com características semelhantes às nossas, afirma o BID.
Os números fazem parte de um conjunto de estudos recentes sobre impostos, elaborado pelo banco de desenvolvimento.
Os principais resultados das várias pesquisas feita pelo BID nos últimos meses foram reunidos em um amplo estudo intitulado “Não basta arrecadar“.
Impostos sobre pobres.
Em outra pesquisa, do economista José Roberto Afonso, mostra que apenas 3,4% (R$ 50,7