Pesquisa formigas
O estudo da ecologia e interação das formigas nos permite perceber a recuperação em áreas de interferência humana e sua ocorrência nos estágios de recuperação bem como sua interação nesses meios. Seu comportamento segundo cita-se alguns autores deve-se ao grau, gênero e espécie, estudada , determinando sua ocorrência com associação direta com seus modos de consumo, alimentação e formação de suas colônias. Através desse estudo de campo foi possível estipular por número de indivíduos a ocorrência e as diferenças entre espécies conforme o tipo de vegetação.
Palavras-chave: Formiga – Ecologia – Campo - Floresta
1. INTRODUÇÃO
As formigas são pequenos insetos que podem ser encontrados em, praticamente, todas as partes do mundo, desde regiões ao nível do mar, desertos, até altitudes bem elevadas, como no alto de grandes montanhas. Aquelas que vivem na terra cavam túneis e trazem terra do fundo para a superfície. Ajudam na reciclagem natural do solo, assim como as minhocas; as formigas carnívoras comem aranhas, grilos, lagartas e outros insetos que aumentariam sua população se não houvesse predador. Algumas formigas protegem as plantas do ataque de outros animais e ajudam a polinizar as flores. Muitas dessas ajudam a germinar as sementes e acabam contribuindo para o surgimento de novas plantas. São poucas as espécies de formigas que cortam folhas, brotos, flores e carregam para o formigueiro. Elas também adubam o solo, mas como prejudicam as plantações são perseguidas pelos agricultores. No Brasil a mais prejudicial é a Saúva.
As formigas dominam os solos das florestas tropicais e sua biodiversidade tem recebido atenção especial dos pesquisadores, devido a esse grande número de processos essenciais para o meio ambiente. Desta forma, as formigas são excelentes bioindicadores, pois apresenta abundância local relativamente alta, riqueza de espécies local e global, espécies muito especializadas em determinadas atividades como predação e manipulação de