Relação simbiotrica- trilha ecologia
1445 palavras
6 páginas
FORMIGA E EMBAÚBA Cecropia pachystachya.3 INTRODUÇÃO
Em um ecossistema, os seres vivos relacionam-se com ambiente físico e também entre si, formando oque chamamos de relação ecológica. Essa relação é a interação ecológica que esses seres estabelecem entre si e o ambiente em que vivem, na busca por alimento, água, espaço, abrigo, luz ou parceiros para reprodução, ocorrendo tanto em uma mesma espécie quanto em espécies diferente que é caso da interação Inseto-Planta.
O estudo das interações inseto-planta nas comunidades ecológicas estão entre os mais estudados e que vem sugerindo e testando hipóteses ecológicas e evolucionárias aplicáveis a muitas outras formas de mutualismo. Entre estas relações podemos mencionar a obtenção de abrigo e/ou alimento pela formiga, que implica no fornecimento de proteção a planta contra herbivoria, dispersão de suas sementes e, até, polinização de suas flores. Neste trabalho será discutidos os tipos de interações mutualísticas entre formigas e a embaúba.
A Embaúba é uma das plantas originárias da zona tropical do continente americano, em seus galhos e no caule aparecem os nós semelhantes como os do bambu. Os galhos, compridos, crescem paralelamente ao solo, porém levemente inclinados para cima. Suas folhas, grandes, encontram-se aglomeradas nas extremidades dos galhos. Esta planta se distribui desde México até Argentina, mas aparece em maior quantidade na região do Equador, ou seja, na região Amazônica.
Diversos cachos de flores miúdas embelezam cada galho. A flor possui duas a quatro cálices; não possui pétalas. Flor macho e flor fêmea se abrem em diferentes pés, ou seja, a planta é dióica. Existem um a quatro estames e o único pistilo aparece na parte superior a dos estames. O fruto é núcula com endosperma na semente. Há haste comprida na folha palmatífida, que normalmente se divide em nove partes. A haste se localiza próxima à extremidade da folha. Existem cerca de 100 espécies, entre elas, 61 em Colômbia. No Brasil, existe