Inteligência de enxames
Curso de Sistemas de Informação
Resenha proposta na disciplina de
Inteligência Computacional – Inteligência de Enxames
Leonardo dos Santos Oliveira
Cabo Frio
2010
SUMÁRIO
1 Introdução 04
2 Capítulo 1: Comportamento das formigas dentro e fora das colônias 05
3 Capítulo 2: Conceitos Básicos sobre Teoria de Grafos 06
4 Capítulo 3: Algoritmo Simples de Otimização por Colônia de Formigas 07
5 Capítulo 4: Algoritmo Genérico de Otimização por Colônia de Formigas 08
6 Capítulo 5: Clusterização e Organização 09
7 Conclusão 12
Introdução
Algumas vezes sabemos de notícias de enxames dos mais variados tipos de insetos e ninguém os quer por perto porque são pragas que consomem lavouras casa e etc. mas, se pararmos pra pensar o quanto esses animais são inteligentes e organizados podíamos até mesmo imitá-los no sentido da organização.
Várias espécies se beneficiam da sociabilidade, a vida em grupos sociais aumenta a probabilidade de acasalamento, facilita a caça e coleta de alimentos, reduz a probabilidade de ataque por predadores, permite a divisão de trabalho, etc.
Comportamentos sociais também inspiraram o desenvolvimento de diversas ferramentas computacionais para a solução de problemas e estratégias de coordenação e controle de robôs.
O termo swarm intelligence foi proposto no fim da década de 1980, quando se referia a sistemas robóticos compostos por uma coleção de agentes simples em um ambiente interagindo de acordo com regras locais.
Algumas definições de swarm intelligence:
• O termo “enxame” (ou coletivo) é utilizado de forma genérica para se referir a qualquer coleção estruturada de agentes capazes de interagir. O exemplo clássico de um enxame é o de abelhas. Entretanto, a metáfora de um enxame pode ser estendida a outros sistemas com uma arquitetura similar. Uma colônia de