Inteligência de Enxames na Otimização da Densidade de Redes de Sensores Sem Fio
Carlos Henrique Drumm
Paulo Roberto Ferreira Jr.
Programa de Pós-Graduação em Computação
CDTec - UFPel
Pelotas, Brasil carlos.drumm@gmail.com Programa de Pós-Graduação em Computação
CDTec - UFPel
Pelotas, Brasil paulo.ferreira.jr@gmail.com Resumo - Este trabalho aborda a utilização dos processos sinergéticos, verificados em colônias de insetos sociais, aplicados ao gerenciamento e controle de Redes de Sensores Sem Fio utilizadas no sensoriamento de regiões de difícil acesso. Mais especificamente, é verificada a aplicabilidade desta abordagem frente ao controle da densidade mais adequada de uma rede de sensores para cobrir eficazmente uma área desejada, com a menor utilização possível de recursos, visando o prolongamento da vida útil desta rede.
Keywords - multiagentes; inteligencia de enxames; sensores sem fio
I.
INTRODUÇÃO
A crescente capacidade de integração de circuitos como micro-sensores, computação de baixa potência e comunicação sem fio em unidades compactas, permitiu a criação de uma arquitetura denominada de Rede de Sensores Sem Fio (RSSF).
As RSSF possibilitam que o sensoriamento de certas áreas de interesse, porém de difícil acesso, seja feita de maneira remota, sendo que estes sensores remetem as grandezas captadas através de elementos de comunicação sem fio (rádio frequência). Toda essa quantidade de instrumentos de medição e manipulação de dados e informações exige um gerenciamento preciso para que se obtenha um maior benefício de sua utilização. Diferentemente das redes de comunicação normais, onde os nós possuem alimentação de energia relativamente constante, tem uma boa capacidade computacional e não tem um objetivo específico, as Redes de Sensores Sem Fio são bastante limitadas. Nas RSSFs os nós têm seu fornecimento de energia limitado à sua bateria, seu poder computacional é reduzido por questões de economia de