Roi, Tir, VPL, Payback
A visão de competitividade, necessidade de acompanhamento de mercado ou inovação, gestão sobre ativos e fatores de depreciação, equilíbrio de fluxo de caixa e fluxo de lucros, gestão de projetos e riscos, análise de viabilidade; são, dentre outros fatores, focos de uma boa prática de gestão, onde que, se bem administrados, podem proporcionar o mantimento da saúde empresarial, eficiência/ eficácia de seus processos e a saúde de seu produto final. Por conseqüência do equilíbrio das resultantes destes fatores e bom indicadores financeiros, certamente ocorrerá à atratividade de investidores motivados por um projeto ou negócio que não venha comprometer seus investimentos e, por fim e razão geral de tudo, lucro constante e positivo.
2) O ROI e Taxas de investimentos.
O (Return On Investiments) é apenas uma, dentre outras taxas (valor calculado adquirido) de investimentos, que traz indicador do tipo financeiro ou percentuais para uma tomada de decisão: seja aceite de um investimento, acompanhamento ou manutenção do mesmo. Dentre outros, por exemplo: ROA (Return ON Assets), ROE (Return On Equity), EVA® (Economic Value Added), VPL (Valor presente líquido), (Taxa Interna de retorno), etc.
O ROI é uma medida que quantifica o retorno produzido pelas decisões de investimento e avalia atratividade econômica do empreendimento, podendo ser usado nas avaliações de um simples projeto a avaliação de desempenho da empresa em relação ao mercado.
O calculo do ROI é dado pelo pela razão entre benefícios / custos. Simplesmente sua formula é:
ROI = (Benefícios / Custos) X100
Adotando-se para saber o desempenho de uma empresa; teríamos a razão entre Lucro Operacional / Investimento. Onde que, o valor do lucro operacional será obtido pelas demonstrações contábeis (Balanço) e o investimento, tratar-se-á do valor monetário total utilizado no projeto. Assim, sua formula é:
ROI = (Lucro operacional / Investimento) X 100
Seguem exemplo prático:
A)