Roi - retorno sobre investimento
Retorno de Investimento
São Paulo, 05 de Junho de 2013
– Retorno de Investimentos
2
Roteiro
1 – Proposta de Dispêndio de Capital 2 – O que é Estudo de Viabilidade Econômica 3 – Taxa Mínima de Atratividade 4 – Métodos para Análise de Investimentos (VPL, TIR, Payback) 5 – Etapas do Processo do Estudo de Viabilidade 6 – Conclusões
– Retorno de Investimentos
Projetos de Dispêndio de Capital
É um desembolso que visa criar benefícios futuros. Ele é incorrido quando se compra um ativo ou se adiciona valor a um ativo existente para além do exercício de sua realização. Dada a natureza desses ativos, os montantes necessários para investimento são, em geral, de grande relevância. Ainda, uma vez tomada uma decisão, caso os resultados gerados pelos investimentos realizados fiquem aquém das expectativas, medidas corretivas tendem a produzir efeitos também a prazos mais longos. Por exemplo, a decisão sobre a construção de uma nova unidade (melhor local, necessidade de área construída, tipo da construção, lay out etc), quando não traz os resultados planejados (ou desejados), requer ações que, em geral, não surtem efeitos imediatos..
3
– Retorno de Investimentos
Projetos de Dispêndio de Capital
CATEGORIZAÇÃO DOS PROJETOS
4
Manutenção do Ativos Projetos em geral de curta duração (em média de 5 anos), cujo propósito é a substituição de ativos com base na vida útil ou no conhecimento interno (histórico).
Expansão de Ativos Projetos de maior duração e, que por serem mais dispendiosos, é comum que se incorpore capital de terceiros para sua viabilização, tornando necessário o cálculo do WACC do projeto.
Inovação
Aquisição de equipamentos que ainda não são conhecidos no mercado, tornando complexa a projeção.
Segurança e Sustentabilidade Projetos que visam a segurança dos pacientes e funcionários e também projetos que se propõe a reduzir os impactos da operação no meio ambiente.
Tecnologia de Informação Esse tipo de projeto não