Inteligencia de Enxames
ESCOLA POLITÉCNICA DE PERNAMBUCO
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
Inteligência em Enxames
Alunos: Caio Emannuel Danilo Lima Nariel Francisca
Professor: Fernando Buarque
Recife, 17 de Dezembro de 2013.
Sumário
1. Introdução...........................................................................................3
2. ACO – Ant Colony Optimization.......................................................4
3. Referências Bibliográficas..................................................................7
4. Anexo..................................................................................................8
1. Introdução
Inteligência em enxames é uma área da ciência da computação contemporânea que busca a inspiração em grupos de seres vivos que se comportam de maneira ordenada. Esse comportamento pode ser visualizado, por exemplo, quando formigas ou abelhas saem de suas colônias em busca de alimentos.
Um dos grandes incentivos para que as áreas tecnológicas busquem soluções inspiradas em colônias de animais está associado a uma questão fundamental da natureza: como se explica que as ações simples de cada indivíduo resultem no comportamento complexo do grupo? Como centenas de abelhas fazem para tomar uma decisão crucial a respeito da colméia quando muitas delas estão em desacordo? O que permite que um cardume de arenques coordene seus movimentos com tal precisão que consegue mudar de direção em um átimo? As habilidades coletivas desses animais parecem milagrosas até mesmo para os biólogos que dedicam a vida a estudá-los. Durante as últimas décadas, porém, eles vêm acumulando uma série de descobertas intrigantes sobre o assunto.
Um elemento crucial em um formigueiro, por exemplo, é o fato de que ninguém está no comando. Não há nenhum general à frente das