etapas do etanol
Para se obter um bom resultado da lavoura de cana-de-açúcar é importante que cada passo na implantação da mesma seja feito obedecendo todas as recomendações técnicas fornecidas pela nossa equipe, como: a escolha do local, análise do solo e recomendação da adubação, preparo do solo, sulcação e adubação, escolha da muda da cana, distribuição da muda, tapação dos sulcos, controle de ervas e pragas e por fim proteção da lavoura.
2ª etapa: O Transporte
O transporte da lavoura até a unidade industrial é feito por caminhões. Cada carga transportada pesa aproximadamente 16 toneladas. Hoje há caminhões com capacidade de até três ou quatro carrocerias em conjunto, aumentando muito a capacidade do transporte. Depois de cortada e transportada para a Usina, a cana-de-açúcar é enviada para a moagem, onde se inicia o processo de fabricação e do ETANOL.
3ª etapa: Lavagem
A cana que chega à unidade industrial é processada o mais rápido possível, considerando que esta por sua vez é uma matéria prima sujeita a contaminações e consequentemente de fácil deterioração.
Assim, ao chegar na Usina após pesagem do caminhão, a cana é levada nas mesas alimentadoras para retirar a terra proveniente da lavoura, passa por picadores que trituram os colmos, preparando-a para a moagem.
4 °etapa: Moagem
Neste processo, as células da cana são abertas sem perda do caldo. Após o preparo, a cana desfibrada é enviada à moenda para ser moída e extrair o caldo. Na moenda, a cana desfibrada é exposta entre rolos submetidos a uma pressão de aproximadamente 250 kg/cm², expulsando o caldo do interior das células. Este processo é repetido por 05 vezes continuamente. Adiciona-se água numa proporção de 30%. A isto se chama embebição composta, cuja função é embeber o interior das células da cana