Aula De Campo De Biologia Um Estudo Sobre As Formingas Carpinteiras

1660 palavras 7 páginas
AULA DE CAMPO DE BIOLOGIA: UM ESTUDO SOBRE AS FORMIGAS CARPINTEIRAS (CAMPONOTUS PENNSYLVANICUS), PRESENTES NO CAMPUS III DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAPÁ (UEAP)
Aline Rurys, Leonice Barros, Silvana Gomes & Silvana Simão
___________________________________________________________________________

1 INTRODUÇÃO
De acordo com Akre, Hansen e Myhre (1994), as formigas são insetos pertencentes à Ordem Hymenoptera e Família Formicidae. Esses animais surgiram em nosso planeta entre 80 e 140 milhões de anos atrás. São aproximadamente 10.000 espécies encontradas em todo o mundo, exceto nos polos; e cerca de 2.500 somente no Brasil. As funções que executam no meio e suas fontes alimentares dependem da espécie. Algumas podem auxiliar na dispersão e germinação de sementes, aeração do solo, predação de outros invertebrados, etc.
Em ambientes estruturalmente complexos como as florestas, formigas são consideradas um dos principais componentes biológicos (Bieber 2004 apud Fittkau & Klinge, 1973). Apesar de constituírem apenas 1,5% das espécies de insetos conhecidas, elas são responsáveis por mais de 15% da biomassa total de animais de florestas tropicais, savanas e campos (Fittkau & Klinge, 1973). Além de sua dominância espacial e numérica, as formigas destacam se pela diversidade de papéis ecológicos desempenhados. São, juntamente com os cupins, os principais animais a tornar o nitrogênio disponível para as plantas (Hölldobler & Wilson, 1990), influenciando de forma indireta todos os outros componentes do sistema. Além de seu papel na ciclagem de nutrientes, são conhecidas várias interações entre elas e muitas espécies de animais, plantas e, até, fungos (Schultz & McGlynn, 2000).
Este artigo trata de um estudo acerca das formigas Carpinteiras do gênero camponotus que tem por nome científico Camponotus pennsylvanicus. Segundo Hamilton (2011), as formigas carpinteiras são insetos sociais, vivem em colônias que pode chegar a milhares de indivíduos (em média 2.500 indivíduos).

Relacionados