Pesquisa Família na escola
Tema:
A relação entre a família e a escola.
Delimitação do tema: A família no ambiente escolar.
Problema:
O companheirismo entre escola e família contribui diretamente para um bom desenvolvimento dos alunos porem sérios obstáculos impedem o desenvolvimento escolar das crianças.
Hipótese:
Essa relação entre família e escola necessita de uma maior atenção, juntas tem o compromisso de formar cidadãos responsáveis, mas se encontram com diversos problemas, baixo nível de escolaridade dos pais, dificuldades financeiras, pais ausentes e vinculo familiar, que formam crianças com sentimentos de inferioridade e carência afetiva, gerando desconfiança, insegurança, improdutividade, desinteresse, incapacidade de aprendizagem. Lakatos (1990, p. 51) ressalta que:
“É na família que a personalidade da criança se delineia. Portanto, seu desenvolvimento emocional será construído através do reflexo das pessoas que convive com ela, um ambiente acolhedor é o mais indicado para se educar uma criança. A criança passa os anos mais importantes para sua formação na família, é nela que a criança faz a primeira adaptação à vida social, independente do modelo como se apresenta.”
Famílias desestruturadas é um problema para a escola.
Objetivo geral:
Desenvolver um trabalho no ambiente escolar incluindo a família, como parceiros indispensáveis no crescimento do aluno, valorizando o desenvolvimento integral do individuo, regatando o fortalecimento da autoestima a fim de aproxima-los dos princípios desenvolvidos na escola. Consolidando assim o processo ensino-aprendizagem, preservando os valores como respeito, democracia, inclusão e compromissos com a sociedade escolar e social, promovendo uma melhor qualidade de ensino.
Objetivos específicos:
Aproximar a família e a escola;
Estimular a família a acompanhar o rendimento da aprendizagem e o comportamento escolar do aluno;
Envolver os pais em atividades, possibilitando a ampliação de espaços de comunicação,