Atividades sincronas e Assincronas
ESCOLA E FAMÍLIA: UMA APROXIMAÇÃO NECESSÁRIA
2014
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 4
2. PROBLEMATIZAÇÃO 5
3. OBJETIVOS 5
3.1 OBJETIVO GERAL 5
3.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS 6
4. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 6
5. PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS 9
5.1 TIPO DE PESQUISA 9
5.2 POPULAÇÃO E AMOSTRA 11
5.3 COLETA DOS DADOS 13
5.4 TRATAMENTO E ANÁLISE DOS DADOS 15
6. CRONOGRAMA 15
7. REFERÊNCIAS 17
1. INTRODUÇÃO
A Família é vista como a base da sociedade e as mudanças pelas quais vêm passando ao longo da história além de afetar esta sociedade como um todo, afeta também a educação dos filhos refletindo diretamente sobre as atividades desenvolvidas pela escola.
São vários os fatores que por foça de circunstâncias diversas interferem na estrutura familiar e na dinâmica escolar, entre eles as diferentes configurações familiares e a inserção no mercado de trabalho de mães e/ou responsáveis para ajudar no sustento da casa que tem transferido para a escola a tarefa de formar e educar seus filhos. A escola e a família são instituições parceiras e seu estreito relacionamento reflete direto no bom desempenho escolar do aluno.
Como bem diz PIAGET:
Uma ligação estreita e continuada entre os professores e os pais leva, pois a muita coisa que a uma informação mútua: este intercâmbio acaba resultando em ajuda recíproca e, frequentemente, em aperfeiçoamento real dos métodos. Ao aproximar a escola da vida ou das preocupações profissionais dos pais, e ao proporcionar, reciprocamente, aos pais um interesse pelas coisas da escola chega-se até mesmo a uma divisão de responsabilidades [...] (2007, p.50)
O papel que a escola possui na construção dessa parceria é fundamental e é o ponto de partida, uma vez que os pais têm pouco ou nenhum conhecimento sobre características de desenvolvimento cognitivo, psíquico e pedagógico, por isso a dificuldade em participar da vida dos filhos. É a escola que