DIAGRAMA DE SEQUÊNCIA
1. INTRODUÇÃO
O Diagrama de Sequência é responsável pela definição do comportamento de um Caso de Uso, sendo que este engloba os serviços de um sistema, o Diagrama de Sequência especifica cada um de forma simples e lógica.
Isso é feito a partir do uso de componentes como Classe de Objetos, Linha de Vida, Mensagens e Barras de Ativação, sendo que há um modo de demonstrar escolha entre casos, para isso utiliza-se a Definição com seus comandos de “se” (if) e ”senão” (if+else), também há a Repetição que responde pela função de dar um laço no diagrama, ou melhor, no sistema.
As mensagens e suas transições tem importância significativa neste diagrama, sendo elas a Mensagem Simples, Síncrona, Assíncrona e de Retorno e para a representação destas utiliza-se o Valor de retorno, Nome da Mensagem, Lista de Argumentos, Autodelegação, Auto – Mensagem e Comment.
O Diagrama de Sequência é uma ferramenta importante no projeto de sistemas orientados a objetos, por oferecem a seguir as bases para a definição de uma boa parte do projeto.
2. DEFINIÇÃO
O Diagrama de Sequência é uma ferramenta criada para representar a modelagem de interação entre os objetos, responsável por detalhar como os objetos são utilizados para implementar um cenário de caso de uso, ou seja, este diagrama mostra a interação entre os objetos ao longo do tempo, apresentando todos aqueles que participam da interação e da sequência de mensagens trocadas e realizando decisões simples, também sendo útil para ajudar na identificação dos métodos das classes.
Esse diagrama possui dois eixos, o horizontal, que demonstra todos os objetos que estão envolvidos no diagrama e o eixo vertical, mostrando assim o tempo em que toda a ação acontece, este tempo é representado por uma linha tracejada a qual é conhecida como linha de vida, ou seja, para visualizar o tempo em que as ações em um diagrama de sequência são executadas olhamos de cima para baixo.
Utiliza-se