Projeto de pesquisa relação família escola
1362 palavras
6 páginas
INTRODUÇÃO A pesquisa propõe investigar a importância da relação familiar e escola, cujo o objetivo principal e compreender tal relação na sua totalidade e unicidade, valorizando a dimensão afetiva na construção do conhecimento. O trabalho conta com os seguintes objetivos: específicos: identificar fatores que interferem na relação pais e escola, conhecer as expectativas dos pais da Escola Municipal Professora Irene Santos Viana, em relação ao papel que ela exerce na formação dos seus filhos, entender como aconteci a interação entre a família e a escola. Determinando-se pela problemática, de que forma os pais atuam na vida escolar dos filhos na Escola Municipal Professora Irene Santos Viana? O estudo seque sua linha de considerações propondo-se contribuir com a educação em seu mais elevado grau. É sabido que os fundamentos teóricos metodológico da relação familiar escola centralizam-se numa concepção de educação e qualidade para todos, no respeito á diversidade dessas instituições. Segundo o próprio Piaget: “uma ligação estreita e continuada entre professores e os pais leva pois a muitas coisa mais que a uma informação mútua: este intercâmbio acaba resultando em ajuda reciproca e, frequentemente, em aperfeiçoamento real dos métodos. Ao aproximar a escola da vida ou das preocupações profissionais dos pais, e ao proporcionar, reciprocamente, aos pais um interesse pelas coisas da escola, chega-se até mesmo a uma divisão de responsabilidades (1972/2000, p.50).
PROBLEMÁTICA
A relação família e escola é uma questão que vem ganhando espaço nos debates em curso de pedagogia e psicologia nas ultimas décadas.
De acordo com Paro (2000, p.16), o distanciamento entre escola e família não deveria ser tão grande, pois, para ele, a escola não “assimilou quase nada da psicologia de educação e da didática utilizando métodos de ensino muitos próximos e idênticos ao senso-comum predominantes nas relações familiares”. Nas palavras de Paro, “pareci haver, por um