Ética e responsabilidade social
ÉTICA / RESPONSABILIDADE SOCIAL
TGF: Turma 1
Professor: Clodoaldo Gonçalves Santos
Alunos:
- Diego Castro
- Priscila Almeida
- Rose Cunha
Ética / Responsabilidade Social
Em filosofia “ética” significa o que é bom para o indivíduo e para a sociedade, e seu estudo contribui para estabelecer a natureza de deveres no relacionamento entre eles.
A ética não pode ser confundida com a moral. Enquanto a moral é normativa, a ética é teórica e busca explicar e justificar os costumes de um determinado grupo ou sociedade.
Não confundir também a ética com a lei, apesar de comumente a lei ter como base princípios éticos, o indivíduo não pode ser compelido a cu mprir as normas éticas e não sofrerá qualquer sanção por desobediência a elas. Os princípios éticos terão força de lei quando são partes do código de ética profissional , por ser um conjunto de normas de cumprimento obrigatório, cuja desobediência poderá resultar na suspensão temporária ou definitiva do direito de exercer a profissão. Enquanto a ética profissional está voltada para as profissões, os profissionais, associações e entidades de classe do setor correspondente, a ética empresarial atinge as empresas e organizações em geral. A empresa necessita desenvolver-se de tal forma que a ética, a conduta ética de seus integrantes, bem como os valores e convicções primários da organização se tornem parte de sua cultura.
A Responsabilidade Social, que se revelou na década de 70 um fator decisivo para o desenvolvimento e crescimento das empresas, é parte integrante da ética empresarial e representa a articulação entre duas realidades: uma subjetiva (sujeito) e outra objetiva (ação).
A Responsabilidade Social é um conceito segundo o qual, as empresas decidem, numa base voluntária, contribuir para uma sociedade mais justa e para um ambiente mais limpo. Com base nesse pressuposto, a gestão das empresas não pode, e/ou não deve, ser norteada apenas para o cumprim