Hip Hop & Morna Cabo Verde
Curso de Ciências Sociais
2.º Semestre – 1.º Ano
Música tradicional (morna) & Hip Hop/rap
Disciplina: Formação social CV
Docente: Antonieta Lopes Discentes: Nilton Garcia Palmarejo, 01 de Julho de 3013
ÍNDICE
ANEXO……………………………………………………………………………………………………………………………………………….15
INTRODUÇÃO O presente trabalho insira-se na disciplina de Formação social Cabo-verdiana, cujo tema é a música tradicional (morna) e a música adoptada neste caso que é Hip Hop/rap. O principal propósito é de compreender até que pontos estes dois género musical se compatibilizam, nos assuntos expressos na musica pelos seus autores. Para isso escolhemos letras dos dois géneros musicais para analisar e mostrar onde estão as suas diferenças e as suas semelhanças. É de salientar que a música tradicional é bem visto na sociedade cabo-verdiana nas camadas jovens, mas a música, digamos “adoptados” estão a ocupar o espaço e tempo livre dos jovens cabo-verdianos. Portanto vamos estuda-los para melhor compreender a sua historia e seus fundadores.
No entanto, sabemos que a morna é uma das referências na música cabo-verdiana, que toca a alma de um povo à procura da sua identidade. A morna é a nossa cultura e devemos protege-la como uma pátria, por isso procuremos abarcar sobre essa temática para conhecer um pouco da sua originalidade e saber que são os seus fundadores, ver quais das relações existente entre ela (a morna) e o HIP HOP/rap como uma musica nova no seio da juventude cabo-verdiana.
Como todas as culturas digamos assim adoptadas tem as suas criticas de parte os mais conservadorismo, ou seja que preocupa mais com a sua própria cultura, com medo das influências demasiadamente demais, mas também pelo racismo ou pré-noções dos que estão por dentro de um outro mundo, ou outro maneira de viver, pensar e fazer. A não compreensão leva a julgamento precoce e