Formação e consolidação do Estado moderno
INTRODUÇÃO Como instituição Humana, o Estado tem cerca de 10 mil anos, quando surgiram as primeiras sociedades rurais na Mesopotâmia, assim como também na China, onde existiu um estado durante séculos na antiguidade, mas o objetivo principal deste trabalho, são as grandes nações européias da idade moderna com sua burocracia centralizada,taxação de impostos, formação de exércitos nacionais com capacidade de domínio sobre todo o território nacional, bem como prover suas leis.
DESENVOLVIMENTO
Muitos historiadores datam entre os séculos XV e XVI o surgimento de elementos burocráticos e opressores que formaram a base do Estado moderno, bem como o surgimento de um sentimento nacional e nacionalidade.
As transformações que culminaram na formação do estado moderno,estavam sendo anunciadas desde o século XII com o crescimento das cidades e suas relações comerciais.Com o crescimento e urbanização das cidades, elas deixaram de ser um espaço de aglomerações e comércio, e passou a ser um local de discussões políticas. Com isso, a centralização do poder nas mãos dos Reis aumentava graças ao crescimento da burguesia que lutava para unificar o país com leis e moeda para facilitar o comércio.
Para Chartier, dois mecanismos constroem a idade moderna em longo prazo : - O monopólio fiscal que centraliza o imposto e dá ao soberano a possibilidade de retribuir em dinheiro ao invés de terras aos fiéis e servidores,e o monopólio a base da violência e força militar, tornando-o o senhor e pacificador da sociedade.
Os que estão no poder buscam meios de popularização e solidificação, criam símbolos ,”heróis” nacionais, bandeiras, tradições e nacionalismo.(Material complementar). “Chartier discute que as formações dos Estados Modernos, segundo Bloch,se encontram na feudalidade e a consolidação dos mesmos, já