portifòlio
1 INTRODUÇÃO 3
2 CONCLUSÃO 9 REFERÊNCIAS 10
1 INTRODUÇÃO
Começo meu portfólio descrevendo um pouco sobre inflação.
Inflação: É um processo no qual o nível de preços esta subindo e o dinheiro perdendo o valor, temos, por exemplo, três tipos de inflação; Inflação de custos demanda e inercial.
A inflação causa grandes conseqüências como: dificulta investimentos devido a problemas sobre com prever os retornos dos mesmos. Afeta a distribuição de renda devido a diferença de repasses de aumentos dentre outros.
Também nesse meio temos: a taxa de juros. A taxa de juros tem um papel importante na política monetária, pois é o instrumento utilizado pelo Banco Central para manter a inflação controlada. Lanzana (2001) ainda nota-se que nas empresas, a taxa de juros influencia as decisões de investimentos, pois com juros mais altos o custo de tomar recursos emprestados também aumenta.
Além disso, com juros altos fica mais atrativo aplicar no mercado financeiro que na atividade produtiva. Se os juros caem muito, a população tem maior acesso ao crédito e consome mais. Por outro lado se os juros sobem a autoridade monetária inibe consumo e investimentos que ficam mais custosos, a economia desacelera e evita-se que os preços subam, ou seja, que ocorra inflação. Mais um tópico importante inserido neste contexto é a taxa de cambio.
Taxa de cambio: Taxa de cambio é a medida de conversão da moeda nacional e a moeda de outros países. Esse tipo de taxa influencia diretamente as exportações e as importações do país. É o preço que se paga para converter a sua moeda exportar sua mercadoria para fora do pais.
Portanto o cambio é uma das variáveis mais importantes da microeconomia, sobretudo que se refere ao comercio internacional. Quando se deseja negociar ativos de um pais para outro quase invariavelmente temos de mudar a