Pesquisa de MKT - Azeite
Carlos Junior¹
Eric Feiteiro¹
Matheus Leme de Meneses¹
Nathalia Corrêa de Lima¹
Resumo
O Brasil hoje é um dos maiores consumidores de azeite do mundo, sendo que a maioria desse azeite consumido é importada de outros países. Um dos motivos é que a temperatura climática do Brasil, entre outros fatores, impede a produção de oliveiras em grande escala. Além disso, a grande maioria do consumidor brasileiro não conhece o azeite produzido no seu país, por se tratar de um produto de alta qualidade e alto preço. Dessa forma, identificou-se o comportamento do consumidor levando em conta os atributos mais relevantes para o mesmo no ato da compra do azeite. Identificou-se que a embalagem aliada ao preço são os fatores mais relevantes na escolha de uma marca em relação à outra. Entretanto, atributos como sabor, cor e marcas também são levados em conta por grande parte dos entrevistados, apontando que existe um campo fértil para o aumento do consumo do azeite por parte do brasileiro. A questão das classes sociais mostra outro fato importante, pois a pesquisa aponta que o azeite é consumido por todas as classes, mas sua frequência de consumo tem uma variação perceptível de uma classe pra outra.
Palavras-Chave: azeite; consumo; atributos; oliva.
1. Introdução
O estudo do comportamento do consumidor, para o marketing, é uma missão nobre que trás grandes resultados para diversos setores, buscando conhecer e identificar todas as variáveis que levam determinado público a consumir tal produto. (SAMARA, MORSCH, 2005).
Nos dias atuais, especialistas de marketing dizem que é mais difícil conquistar um novo cliente do que reter um cliente fiel à marca.
Dessa forma, é um desafio aos profissionais que atuam nessa área manter um cliente fidelizado quando se corre o risco de perdê-lo para outras marcas.
Assim, os atributos de um produto/serviço são as propriedades onde as marcas e seus profissionais investem