gastroquise
1 Gastrosquise (do greco-latim squise, fenda) também conhecida comoparaonfalocele, laparosquise ou abdominosquise é uma má-formaçãocongênita caracterizada por defeito na formação da parede abdominal, permitindo que as vísceras abdominais, como estômago e intestinos, saiam por uma abertura. Quase sempre ocorre a direita da região umbilical.1
2 No caso da gastrosquise, o intestino fica exposto, facilitando seu contato com o líquido amniótico quando o feto ainda está no útero. Quando isso acontece, uma rígida camada se desenvolve em torno do intestino, obstruindo o funcionamento intestinal do recém-nascido durante um período que pode chegar a meses.
3Cirúrgico imediatamente após a cesária na 38 ou 39 semana de gestação, 90% das vezes exigindo mais de uma cirurgia. Com atendimento intensivo apropriado em hospital bem equipado o índice de sobrevivência é de cerca de 90%. A chance de sobrevivência é reduzida no caso de outras má-formações e complicações associadas.5
Basicamente o procedimento é cobrir as vísceras com uma camada protetora e recolocá-las devagar para dentro da cavidade abdominal e fechar a abertura com uma faixa adesiva.
4Preparar o leito para receber o RN, organizar material para reanimação, aspirador montado e testado, berço aquecido pronto, receber plantão da equipe da cirurgia, instalar monitorização cardíaca, oxímetria de pulso, instalar suporte ventilatório, verificar sinais vitais a cada 15 minutos na primeira hora, manter a estabilidade térmica, observar o curativo, permitir que os pais acompanhem o neonato assim que possível, envolvê-los no cuidado e responder todas as dúvidas.
podem ocorrer Sequelas psicológicas e genito-urinárias.
5 quando o feto ainda está no útero