genero bula
Realizar atividades seguindo instruções escritas. Conhecer o gênero textual bula: forma composicional, linguagem, função e contexto de circulação. Identificar os recursos visuais utilizados nesses textos e compreender sua função: tipo e tamanho das letras, cores, ilustrações, tamanho do papel. Analisar oralmente a linguagem usada nesses textos quanto à clareza e objetividade. Localizar informações explícitas e implícitas nesse gênero textual.
Duração das atividades
03 horas/aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Dominar as relações entre grafemas e fonemas.
Dominar as capacidades básicas da leitura.
Estratégias e recursos da aula
As estratégias a serem utilizadas são:
- aula interativa;
- trabalho em grupo;
- texto impresso;
- produção de texto;
- montagem de texto;
Desenvolvimento
1ª atividade:
1) O professor poderá iniciar a aula entregando para os alunos diversas bulas, além das caixas de remédio. É interessante também que o professor solicite que os alunos tragam de casa as caixas e bulas de remédios, sobretudo os que estejam sendo utilizados.
2) Com esse material em mãos, o professor propõe que os alunos observem bem cada um deles e que discutam as questões abaixo:
a) Para que serve a bula de um remédio?
b) Por que é importante ler a bula do remédio que vou tomar?
c) Quais as informações contidas na bula e que ninguém pode deixar de ler?
d) Quem é o provável leitor de uma bula de remédio?
e) Onde são encontradas as bulas de remédio?
3) Em seguida o professor distribui para toda turma uma mesma bula de remédio para que os alunos façam a leitura do texto e destacando alguma informação que tenha chamado sua atenção. Ao socializar o que cada aluno destacou, o professor pode ir fazendo os comentários necessários quanto ao texto em si e em relação ao uso social desse gênero.
4) O professor