A importância da intergenericidade
A IMPORTÂNCIA DA INTERGENERICIDADE NO ENSINO DE LÍNGUA
MATERNA
MEIRA, Ana Clara Gonçalves Alves
Universidade Federal de Minas Gerais
(anaclarameira@hotmail.com)
Resumo: Quando tratamos do ensino de língua portuguesa, observamos, geralmente, duas questões: os tipos de ensino e o motivo de lecionar aulas de português para falantes nativos.
Defendemos, neste trabalho, a importância de um ensino que não seja conduzido com o único objetivo de transmitir ao aluno a norma culta, mas que valorize a linguagem como forma de interação. Levando em conta todos esses aspectos, refletimos sobre quais seriam as possíveis estratégias utilizadas pelo professor para um ensino baseado na interação. Optamos por apresentar um estudo sobre intergenericidade, com o objetivo de mostrar que as fronteiras entre os gêneros textuais/discursivos não são precisamente definidas e que semelhante estudo é importante para o ensino de língua. Para definir a intergenericidade, utilizar-se-á, como referencial teórico, os trabalhos de Marcuschi (2002) e Dell’Isola (2007). Analisaremos um gênero com a forma de bula de remédio e a função de convite de casamento. Acreditamos que o fato de o intergênero se caracterizar por apresentar forma de um gênero e função de outro contribui para que o aluno veja como o processo de interação é fundamental nas diversas situações comunicativas, reafirmando a importância dos gêneros para um ensino reflexivo da linguagem. Palavras-chave: ensino de língua materna; gênero textual/discursivo; intergenericidade.
Abstract: When we discuss about the teaching of Portuguese language, we observe generally two issues: the types of teaching and the purpose of teaching Portuguese for native speakers.
In this work we stand up for the importance of an education that is not conducted for the sole purpose of communicating to students the standard language, but that values the language as