texto
OBJETIVOS DA HEMODIÁLISE
Extrair substâncias tóxicas do sangue
Remover o excesso de água
DIÁLISE
A Diálise é o processo físico-químico pelo qual duas soluções (de concentrações diferentes), são separadas por uma membrana semipermeável, após um certo tempo as espécies passam pela membrana para igualar as concentrações.
Já na diálise peritoneal, a troca de solutos entre o sangue e a solução de diálise ocorre através do peritônio.
MECANISMOS DE TRANSPORTE DO SOLUTO
Os solutos que atravessam os poros da membrana são transportados por meio de dois mecanismos diferentes:
A. Difusão
B. Ultrafiltração
DIFUSÃO:
É um exemplo de fenômeno de transporte de matéria onde um soluto é transportado devido aos movimentos das moléculas de um fluido (líquido ou gás), pelo movimento térmico de todos as partículas a temperaturas acima do zero absoluto
A difusão molecular de um solvente ocorre no sentido inverso, ou seja, de uma solução menos concentrada para uma solução mais concentrada. Quando esta difusão do solvente ocorre através de uma membrana semi-permeável é denominada de osmose.
A solução menos concentrada é denominada hipotônica e a mais concentrada de hipertônica.
A ultrafiltração é um é a remoção de líquido através de um gradiente de pressão hidrostática (como ocorre na hemodiálise) ou pressão osmótica (diálise peritoneal).
Diálise peritoneal
A solução de diálise é introduzida na cavidade abdominal através de um cateter, onde permanece por um determinado tempo para que ocorram as trocas entre a solução e o sangue (esse processo é chamado de permanência). De um modo geral, as escórias nitrogenadas e líquidos passam do sangue para a solução de diálise, a qual é posteriormente drenada da cavidade peritoneal.
De um modo geral, as escórias nitrogenadas e líquidos passam do sangue para a solução de diálise, a qual é posteriormente drenada da cavidade peritoneal. Após isso, uma nova solução é infundida, repetindo assim o