Produção gráfica
APOSTILA DE PRODUÇÃO GRÁFICA- I
[pic]
Projeto Gráfico
Design gráfico é um processo que se inicia na necessidade do cliente, toma forma na mente do designer e se concretiza no produto gráfico. A compreensão dessa idéia de processo é fundamental para que a expressão “produção gráfica” deixe de ser sinônimo de “plantar-se ao lado da máquina de impressão para o negócio sair perfeito e no prazo!” Nesse sentido, podemos definir produção gráfica como o conjunto de procedimentos que permitem conduzir o processo gráfico, mantendo o devido controle sobre cada uma de suas etapas e corrigindo os desvios em cada ponto até sua conclusão, ou seja, a entrega do produto a seu destinatário final.
Nessa prática, nos enfrentamos diariamente com um verdadeiro bicho de sete cabeças: o cliente nunca sabe exatamente o que quer, as etapas são realizadas em tempos e espaços físicos diferentes, conduzidos por distintos profissionais, dos mais variados graus de formação e níveis de capacidade, as verbas nunca são suficientes e os prazos impossíveis!
Parece existir um conflito constante entre a intenção e a realização, uma resistência tenaz emsentido contrário aos nossos empenhos. Afinal, o bicho nada mais é do que a própria realidade, à qual temos que nos adaptar inevitavelmente nesse processo de transformação da idéia, abstrata, em produto, objetivo e palpável. Na produção gráfica encontramos três armas fundamentais para essa luta, todas construídas com elementos retirados da própria realidade:
ESPECIFICAÇÃO:
Consiste em estabelecer, com o maior grau de precisão possível, a finalidade do produto que se vai projetar, suas características básicas (se é uma peça única ou conjunto de peças, o tipo de manuseio que terá, o tempo de vida útil que se espera dela, etc.), a tiragem, o prazo de execução e a verba disponível; esses fatores determinarão os formatos, tipos de suporte e sistemas de impressão e