Produção Gráfica
- Primórdios da linguagem: durante a pré-história desenvolveu a capacidade de linguagem.
Sistema de cognitivo de signos utilizados por indivíduos para transmitir conceitos de comunicação, ideias, significados e pensamento por meio da percepção. O cérebro busca relacionar experiências passadas para assimilar a informação.
Litografia:
Esta técnica de impressão utiliza uma pedra calcária de grão muito fino e baseia-se na repulsão entre a água e as substâncias gordurosas. Ao contrário das outras técnicas da gravura, a Litografia é planográfica, ou seja, o desenho é feito através da gordura aplicada sobre a superfície da matriz, e não através de fendas e sulcos na matriz, como na xilogravura e na gravura em metal.
2º O que é Produção Gráfica: É um conjunto de operações envolvidas na materialização de qualquer projeto gráfico. Pode ser um simples cartão de visita até livros, brochuras, folhetos, embalagens, rótulos, cartazes, entre tantos outros que combinam vários tipos de materiais e de técnicas. É também a área que avalia a competência, cumprimento dos prazos de fornecedores terceiros e custo, para contratar serviços e materiais necessários à preparação de artes-finais sob forma manual ou eletrônica.
3º Para que serve:
Viabilizar, acompanhar e fiscalizar a confecção de matrizes, impressão e acabamento de
peças gráficas.
Se relacionar com os fornecedores de serviços pertinentes à produção de peças gráficas
(serviços de composição, editoração, fotolitos, clichês, gráficas, laboratórios fotográficos, fotógrafos, ilustradores, entre outros)
4º Quando iremos utilizar:
Na tarefa de organização e supervisão da realização de peças gráficas.
5º Pré-impressão (birô): o arquivo é encaminhado para o birô de pré-impressão. Sua principal tarefa é a produção dos fotolitos, que são "máscaras" utilizadas para a produção das matrizes da