swot
Auto-serviço: é a base de todas as operações de desconto. Clientes comparam, procuram e selecionam.
Seleção: próprios clientes encontram produtos que querem comprar. Pode ter ajuda envolvida.
Serviço Limitado: são expostas mercadorias a venda e os clientes precisam de mais info e ajuda. Serviços – crédito e privilégios de devolução.
Serviço Completo: vendedores estão prontos para ajudar em todas as fases do processo. Clientes gostam de ser atendidos pessoalmente preferem esse tipo de loja. Varejo de alto custo.
Principais tipos de varejistas:
Loja de especialidade: azeite (limitada e profunda).
Loja de departamentos
Supermercado
Loja de conveniência: amplo e superficial (não tem muita opção de cada marca).
Loja de descontos
Varejista off-price: possui sobras de mercadorias, pontas de estoque e produtos com defeito vendidos a preços inferiores aos de varejo.
Superloja: área de vendas com grande metragem, oferece o que os consumidores costumam comprar, além de serviços como lavanderia, pagamento de contas, etc.
Showroom de vendas por catálogo: ampla seleção de mercadorias com preço elevado, alta rotatividade e marcas vendidas com descontos.
Ex: Bloomingdale’s, Tiffany, Sunglass Hut, Wal-mart.
Existe também o varejo sem loja, como por exemplo a venda direta (venda de porta em porta); mkt direto (telemkt); venda automática (para produtos comprados por impulso); serviço de compras (atende uma clientela especifica- funcionários que ao se associar tem direito de comprar com desconto). Surgimento de dois modelos para lojas de departamento: - marca própria predominante (mais interessadas em promover suas próprias marcas do que a de terceiros). – Loja dentro