swot
A análise SWOT é uma ferramenta fundamental para análise da organização. Ela consiste na identificação dos fatores fortes e fracos, das oportunidades e ameaças da empresa ou de um determinado produto, onde de forma integrada demonstra os principais aspectos que serão utilizados pela organização como posição estratégica, para maiores estímulos no crescimento das vendas, extinção de um determinado produto ou até mesmo o encerramento das atividades, caso seja necessário.
Análise SWOT
Com a globalização o mundo fica cada vez mais exigente e para satisfazer toda essa exigência as empresas tem que estar acompanhando as necessidades da sociedade, cada decisão pode potencializar ou reduzir os resultados da organização.
Para fazer uma analise completa e eficaz o gestor ou empreendedor precisa de um bom planejamento estratégico e a Analise SWOT é uma ferramenta de extrema importância que proporciona uma visão ampla do cenário interno e externo da empresa, deve ser utilizada no mínimo uma vez por ano.
Desenvolvida em Harvard na década de 70 passou a ser obrigatória nas escolas de negócios. A sigla SWOT, vem das iniciais das palavras inglesas Strenghts, Weaknesses, Opportunities, Threats que em português significam forças, fraquezas, oportunidades e ameaças. Ela se divide em duas partes conforme a figura abaixo:
A Análise SWOT permite o gestor analisar o ambiente externo e interno, é importante conhecer e monitorar cada um deles para que a empresa possa se antecipar na tomada das providências necessárias para evitar prejuízo ou aumentar seus lucros e assim se destacar no mercado, essa ferramenta pode também aumentar o ciclo de vida de uma organização.
As informações a serem analisadas pela SWOT podem ser tiradas da grande imprensa, dos órgãos governamentais, dos indicadores financeiros, das organizações correlatas e das revistas e associações especializadas no seu campo de atuação.
Ameaças e