humanismo e cidadania
1-Humanismo histórico-literário (séc XIII até o séc XVIII)
Características: estudo dos grandes autores da cultura clássica, grega e romana. Deles, tenta imitar as formas literárias e assimilar os valores humanos.
2- Humanismo de caráter especulativo-filosófico a- No sentido lato, refere-se a qualquer conjunto de doutrinas referentes à origem, à natureza, ao destino do homem. b- No sentido estrito, é qualquer doutrina que, em seu conjunto, dignifica o homem (aqui é que os humanismos divergem e proliferam numa gama de graduação, que é difícil determinar). Por exemplo:
- Humanismo antigo, grego e romano - exaltava do homem, sobretudo, os valores da beleza,da força, da harmonia, da virtude, do heroísmo, do gênio, etc.
- Humanismo cristão - realça, sobretudo, o valor do homem como pessoa, como princípio autônomo e individual de consciência e responsabilidade, aberto à plenitude do ser e, ultimamente, orientado para Deus.
- Humanismo moderno (de Descartes, Kante e Hegel) - faz da subjetividade do homem o ponto de partida, o centro de perspectiva e construção de toda a realidade.
- Humanismos contemporâneos - cada qual com sua concepção e suas reivindicações para o homem.
Mas, o que parece haver em comum entre todas essas perspectivas, o que as poderia unir dentro de um mesmo conceito de Humanismo? Segundo Sartre, é humanista, filosoficamente, toda doutrina que atribui ao homem algo de característico, de específico em relação aos outros seres do universo.
A partir desse conceito proposto por Sartre, é possível criar-se um critério discriminativo entre doutrinas humanistas e anti-humanistas.
3- Humanismo de caráter ético-sociológico
Característica: visa tornar-se realidade, costume e convivência social. Aqui, também é difícil encontrar um ponto de partida comum. A perspectiva mais geralmente aceita e mais realista considera humanista aquela