Humanismo E Cidadania
Aluna: Alaíde Coelho Regis Rodrigues
Disciplina: Humanismo e Cidadania
Professor: Luiz Moura
Turma: NP27
Conceitos de Humanismo e Cidadania
Humanismo
Humanismo é o movimento intelectual que se estendeu na Europa a partir do século XV. É proveniente do termo latim homo que significa homem. A nova forma de pensar, fez com que os seres humanos confiassem na sua razão e na sua capacidade para cultivar todos os ramos da sabedoria. É humanista, filosoficamente, toda doutrina que atribui ao homem algo de característico, de específico em relação aos outros seres do universo. Também pode-se considerar humanista aquela doutrina que atribui ao homem, à sua realização na sociedade e na história, o valor de fim, de forma tal que tudo esteja subordinado ao homem, considerado individual e socialmente, que o homem nunca seja considerado como meio ou instrumento para algo fora de si.
Cidadania
A palavra cidadania é derivada de cidadão, que vem do latim civitas. Na Roma antiga, o conjunto de cidadãos que constituíam uma cidade era chamado de civitate. A cidade era a comunidade organizada politicamente. Era considerado CIDADÃO aquele que estava integrado na vida política da cidade. Naquela época, e durante muito tempo, a noção de cidadania esteve ligada à ideia de privilégio, pois os direitos de cidadania eram explicitamente restritos a determinadas classes e grupos.
A definição de cidadania foi sofrendo alterações ao longo do tempo, seja pelas alterações dos modelos econômicos, políticos e sociais ou como conquistas, resultantes das pressões exercidas pelos excluídos dos direitos e garantias a poucos preservados, num rico processo histórico que deixamos de abordar, por não constituir o propósito deste trabalho.
Portanto, atualmente, cidadania é a condição de acesso aos direitos sociais (educação, saúde, segurança, previdência) e econômicos (salário justo, emprego) que permite que o cidadão possa desenvolver todas as suas potencialidades,