Humanismo E Cidadania
O conhecimento humano é um relação que se estabelece entre o sujeito que conhece e o objeto conhecido. Nesse processo o sujeito que conhece se apropria do objeto conhecido. Se a apropriação é física, sensível, o conhecimento é sensível e se a apropriação não é sensível, o que ocorre com realidades tais como conceitos , princípios e leis o conhecimento é intelectual. Nem sempre essas duas formas de conhecimento sensível e intelectual ocorrem isoladamente. Ao contrario, com freqüência combinam-se para produzir um conhecimento misto, ao mesmo tempo sensível e intelectual. O homem penetra diversas áreas da realidade para dela tomar posse; de certa forma o homem pelo conhecimento, reconstitui a realidade em sua mente. Há quatro espécies de considerações sobre o mesmo objeto: o homem, são elas:
Conhecimento Popular ou Empírico
Popular é o conhecimento do povo, que nasce da experiência do dia-a-dia, por isso é chamado também de empírico. Não é sistemático e esta ao alcance de todos. É igualmente popular o conhecimento que, em geral, o lavrador iletrado tem das coisas do campo. Mas, sendo fruto da experiência circunstancial, este conhecimento não vai além do fato em si, do fenômeno isolado: é um conhecimento ametódico e assistemático.
Conhecimento Cientifico
O conhecimento cientifico é uma conquista recente da humanidade mas isso não significa que, antes, não houvesse nenhum saber rigoroso pois desde a Grécia Antiga, os homens aspiram a um conhecimento racional que se distinga do mito e do saber comum. A ciência moderna nasce, pois, com a determinação de um objeto especifico de investigação e com o método pelo qual se fará o controle desse conhecimento. Cada ciência torna-se uma ciência particular, no sentido de ter um campo delimitado de pesquisa. Para ser precisa e objetiva a ciência dispões de uma linguagem rigorosa, cujos